segunda-feira, 6 de fevereiro de 2012

Cruz Das Almas

                                                                NOTICIA CRUZ

 A história de Cruz das Almas

O município de Cruz das Almas, criado em 29/07/1897, está implantado no planalto pré-litorâneo, abrangendo uma superfície de 173,9 km2 , com uma população de 53.049 habitantes e densidade demográfica de 305,05 habitantes/km2 (IBGE, Censo Demográfico de 2000). O seu perfil geográfico é limitado pelos municípios de Muritiba (Norte), São Felipe (Sul), São Felix (Leste) e Sapeaçu (Oeste). Dista de Salvador, capital do Estado, 146 km por rodovia (BR 101) em conexão com a BR-324 (Salvador-Feira de Santana).

Origem do nome


Há duas versões. Uma refere-se à existência de um cruzeiro na antiga estrada de tropas,assim denominada, pois passava os tropeiros com seu gado e mantimentos para a região, por ser um local aberto o povo se reunia à noite para fazer novenas, invocar os santos e “rezar pelas Almas”, expressão esta muito comum na Bahia, fortemente influenciada pela religião católica.

A outra é mais de caráter sentimental e saudosismo pátrio. Alguns fundadores da vila, portugueses, teriam batizado a nova povoação com o nome de sua terra de origem, a Cruz das Almas Lusitana, uma homenagem aos portugueses que ali instalaram-se.

Emancipação política

O município de Cruz das Almas foi criado através da Lei nº 119 de 29 de julho de 1897, desmembrando-se de São Félix.

Atualmente o município é sede da trigésima primeira região administrativa, que é integrada por mais 11 municípios.

Cruz das Almas completa hoje 114 anos de emancipação política, conhecida como "Cidade Planalto" e mais recentemente como "Cidade universitária" Cruz das Almas se destaca na região por ser uma cidade com um centro comercial em amplo desenvolvimento, além de possuir várias instituições de Ensino Superior.

Cruz das Almas também é sede da EMBRAPA, UFRB, DNIT e EDBA, mais recentemente a cidade também despertou para a construção civil, tendo lançamentos de Prédios residenciais de até 15 andares.



 

Nenhum comentário:

Postar um comentário